CONTEÚDOS

AVCB: Normas Técnicas para Escadas de Emergência

Quando falamos em descer e subir uma escada, não imaginamos o quanto ela precisou ser bem projetada para atender aos padrões estabelecidos em normas técnicas para garantir a segurança às pessoas que irão acessá-la.  

Hoje vamos falar de um componente dos sistemas prediais de segurança, as escadas de emergência, que existem para garantir a segurança e qualidade de vida aos usuários e moradores de uma edificação, mesmo em uma emergência. Por mais modernos que sejam os elevadores de um edifício, o meio de fuga e evacuação mais indicado (e obrigatório!) são as escadas, e elas são projetadas de forma a garantir a evacuação segura e acesso rápido pela equipe do corpo de bombeiros. 

Quando uma escada de emergência está sendo projetada ela deve atender as especificações da norma ABNT NBR 9077 (Saídas de emergência em edifícios), estar sinalizada de acordo aos padrões estabelecidos na ABNT NBR 13434 (Sinalização de segurança contra incêndio e pânico) e Instrução técnica nº 11 do Corpo de Bombeiros para que a edificação seja aprovada para a emissão do AVCB.  

A depender das especificações da edificação são projetados diferentes tipos de escadas, a seguir: 

Escada convencional 

Esta escada é indicada para edificações comerciais e hospitais de no máximo 15m de altura e área de até 750m², não contendo parede lateral corta-fogo e porta corta-fogo, pode ser construída em diversos materiais e modelos, seguindo os requisitos de segurança, alguns exemplos são: 

  • Pisos antiderrapantes;  
  • Lances de escada retilíneos;  
  • Degraus com profundidade mínima de 28cm e altura máxima de 17cm; 
  • Corrimão com a distância de 75-85cm do chão, 4 cm da parede e com diâmetro de 6cm; 
  • Largura mínima de 1,2m (em hospitais 1,6m); 
  • Entre outros. 

Escada protegida 

Ela é estabelecida para edificações residenciais e/ou comerciais com altura entra 15m e 60m, a escada protegida é fechada nas laterais por paredes com TRRF (Tempo Requerido de Resistência ao Fogo) de 4 horas, porém não possui ventilação. Esta escada deve atender aos requisitos da NBR 9077 como a escada convencional e alguns requisitos a mais, como:  

  • Não deve ser utilizada como depósito para armazenar equipamentos ou materiais; 
  • Deve conter iluminação de emergência automática caso ocorra interrupção da energia elétrica do edifício; 
  • Portas de acesso com TRRF mínimo de 90 minutos; 
  • Caso a área do pavimento seja superior a 500m², será necessário mais de uma escada; 
  • Entre outros. 

Escada Enclausurada 

As escadas que são enclausuradas, de acordo com a NBR 9077, são escadas protegidas contra fumaça, resistentes ao fogo por 4 horas no mínimo, possuem antecâmaras de entrada e saída de ar que são integradas ao sistema externo de ventilação, geralmente são projetadas para edificações residenciais e/ou comerciais com altura superior a 60m, atendendo as especificações da Escada Protegida e os requisitos a seguir: 

  • Permitir acesso a todos os pavimentos úteis da edificação; 
  • Possuir antecâmara, garantindo a retirada de fumaça; 
  • Portas de acesso à antecâmara e às escadas, devem ser de material corta-fogo com TRRF mínimo de 1 hora. 

Escada Pressurizada 

Este tipo de escada possui especificações diferentes das apresentadas anteriormente, e elas são estabelecidas pela norma ABNT NBR 14880 (Saídas de emergência em edifícios – Escadas de segurança – Controle de fumaça por pressurização) e Instrução Técnica nº 13 do Corpo de Bombeiros. A Escada Pressurizada possui uma pressão positiva interna que impede a entrada de fumaça em um incêndio, este sistema é obtido através de um sistema de ventilação mecânica forçada, gerada por ventiladores específicos que levarão um suprimento de ar para o interior das escadas via shaft e/ou dutos de chapa metálica, desta forma, gerando um diferencial de pressão positiva, fazendo com que a fumaça não consiga ingressar quando a porta precise ser aberta para evacuação da edificação em um momento de incêndio.   

Complementando o sistema, deve ser previsto sistema de veneziana de sobre pressão para controle da pressão adequada, sistema de tomada de ar para renovação do ar interno e que o sistema de pressurização deve ser conectado com os sensores de fumaça da edificação, desta forma iniciará os ventiladores quando for detectado fumaça. 

Empresa de Pressurização de Escadas - Temp Quality

Você já conhecia algum destes tipos de escadas ou sabia identificar qual o tipo da escada projetada na sua edificação? Para manter em dia a certificação do AVCB de sua edificação, entre em contato conosco. Será um prazer em te ajudar! 

Compartilhe!

Posts recentes

Somos a

logo CBDC transparente

Uma empresa que tem em seu DNA a confiabilidade de redes de energia e das relações. Esse é o nosso sucesso.

> Saiba Mais

Se preferir, nós ligamos para você!